quinta-feira, 18 de junho de 2009

UNIX vovô do LINUX


Como abordei o tema do linux anteriormente resolvi falar de seus "progenitores", como já falei do MINIX, vamos puxar um pouco mais da memória(para os coroas) e conhecer (para os babys)esse sistema que foi a base da construção do sotfware livre mais bem aceito de todos os tempos.

O UNIX é um sistema portátil (ou portável), multitarefa e multiusuário originalmente criado por um grupo de programadores da AT&T da Bell Labs, General Electric (GE), que incluem Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroye Peter Weiner.

Por volta de 1969 Ken Thompson escreveu o primeiro sistema, Multics,um dos primeiros sistemas operacionais multiusuários e multitarefas escrito totalmente em assembly (uma notação legível por humanos para o código de máquina) e destinado a funcionar em máquina PDP-7, com objetivo de criar um sistema operacional, de respostas rápidas, com os mesmos conceitos do OS Multics (que ele ajudou a desenvolver) mas que pudesse ser rodado em computadores de pequeno porte como o PDP-7(naquela época isso era pequeno porte). Em 1969, uma versão primitiva do sistema executava em um computador GE645 (Veja que coisinha pequena e portátil).

O maior acontecimento se deu em 1973, quando Dennis Ritchie reescreveu o Unix na linguagem de alto nível C (desenvolvida por ele), para um computador PDP-11 e PDP-20 (dois brinquedinhos mais lentos que um PALM atual). Apenas no início da década de 1970 o UNIX passou a ser desenvolvido usando exclusivamente a nova linguagem C, sendo pela primeira vez um sistema operacional que era escrito em uma linguagem de alto nível e isto é, possivelmente, a principal razão para a rápida aceitação do Unix por usuários foram dos Bell Labs e começou a tornar forma semelhante à que possui atualmente e a tornar-se portátil através de várias plataformas. Finalmente, ao longo dos anos 70 e 80 foram sendo desenvolvidas as primeiras distribuições de grande dimensão como os sistemas BSD (na Universidade de Berkeley na Califórnia) e os System III e System V (nos Bell Labs).

Atualmente, UNIX (ou *NIX) é o nome dado a uma grande família de Sistemas Operacionais que partilham muitos dos conceitos dos Sistemas UNIX originais. Existem mais de quarenta sistemas operacionais "padrão UNIX", rodando desde celulares a supercomputadores, de relógios de pulso a sistemas de grande porte.

Mas ai você me diz mas e pra que serve esse danado? É velho, ultrapassado, não serve mais! Eu uso WINDOWS o que vou querer com esse sistema caduco? E eu lhe digo veja bem...

Primeiramente o UNIX não morreu gente, e por incrível que possa parecer sua aplicabilidade e extensa vejamos como:

O Unix permite a execução de pacotes de softwares aplicativos para apoio às diversas atividades empresariais. Dentre estes pacotes destacam-se: geradores gráficos, planilhas eletrônicas, processadores de textos, geradores de aplicações, linguagens de 4° geração, banco de dados (Ai o cara lá do fundo como sempre acontece grita: - Mas o windows também faz tudo isso). É verdade, mas paciência vamos ver um pouco mais.

O Unix possui recursos de apoio à comunicação de dados, que proporcionam sua integração com outros sistemas Unix, e até com outros sistemas operacionais distintos(Ai a porca torce o rabo, o Windows só fala "Windeis" integração com outros sistemas é portabilidade, e isso não é tão fácil de se obter num SO(Sistema Operacional).

A integração com sistemas heterogêneos permite as seguintes facilidades: compartilhamento de recursos e informações, transferência de informações, comunicação entre usuários remotos, submissão de programas para serem executados em computadores remotos, utilização dos terminais de uma máquina Unix como terminais de outras máquinas remotas, mesmo com sistemas operacionais distintos. (E agora bonitão faz isso com o Windows! Quer moleza come gelatina)

Atualmente, o UNIX é extensamente usado em grandes empresas como Bancos e Multinacionais pela sua "leveza" e portabilidade, bem como sua capacidade de se relacionar com diversos tipos de de outros sistemas.

Pois é amiguinhos, como dizia Sérgio Reis: - "Não interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário